Qua, 20 de setembro de 2023, 10:29

Estudo da UFS alerta para aumento de autoviolência entre jovens em Aracaju
Suicídio é segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos
Setembro Amarelo marca o mês de conscientização sobre suicídio e transtorno mental. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Não bastasse a pressão psicológica diante das ameaças de ter fotos íntimas vazadas na internet, M. G. P. foi instigada pelo ex-namorado a tirar a própria vida, após o fim do relacionamento que começou pela internet. Com a ajuda dos pais, a adolescente, à época com 16 anos de idade, uniu forças para denunciar o caso e superar o trauma.

+ Ouça aqui a versão em áudio da reportagem

Essa tentativa de suicídio, ocorrida três anos atrás, em Aracaju/SE, é um dos casos reais que reforçam a discussão sobre o tema no mês de prevenção ao suicídio. A campanha Setembro Amarelo aumenta o alerta para a autoviolência provocada, que envolve automutilação e tentativa e morte por suicídio, principalmente entre jovens. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tirar a própria vida é a segunda maior causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, no mundo.

Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a psicóloga e professora de Serviço Social, Vânia Carvalho Santos, trabalha com pesquisas relacionadas ao suícidio há cerca de 10 anos, considerando a abordagem de uma série de fatores emocionais, psicológicos e sociais, como angústia, depressão, transtornos mentais e condições socioeconômicas.

"A tentativa e óbito por suicídio se configura como um problema de saúde pública, gerando consequências avassaladoras nas famílias, escolas, universidades e organizações trabalhistas. Na maioria das vezes, os casos representam desmoralização, vasto sofrimento e preconceito social," ressalta a professora.

+ Pesquisadores da UFS buscam vestígios de navio escravagista do século 19

"Não se trata apenas de um problema individual, mas sim de um reflexo das interações entre fatores emocionais, psicológicos, sociais, econômicos e políticos. Os números alarmantes de suicídios, especialmente entre jovens, demandam uma ação urgente por parte da sociedade, governos e instituições de saúde mental," acrescenta Vânia Carvalho.

Professora Vânia Carvalho pesquisa sobre o suicídio há cerca de uma década. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Suicídios em Aracaju

Em 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19, a capital sergipana registrou um crescimento de 40% nas ocorrências de autolesões entre pessoas de 15 a 29 anos, de acordo com dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde.

Estudante do nono período de Serviço Social da UFS, Gabriel Rodrigues está investigando o tema no trabalho de conclusão do curso de graduação. A pesquisa analisa a série histórica de registros de suicídios na capital sergipana, entre os anos de 2012 e 2021, na população de 15 a 45 anos de idade.

O objetivo é descrever a ocorrência dos tipos de suicídio, analisar as variações no número de ocorrências, e identificar as características sociodemográficas das pessoas que cometeram suicídio no período analisado, bem como o número total de casos.

"Esperamos fornecer informações pertinentes sobre o cenário das políticas públicas voltadas para saúde mental para contribuir para o cenário acadêmico e a formulação de novos programas nesta área tão importante para a sociedade," pontua o estudante.

+ Pesquisadores da UFS documentam primeiro caso de febre maculosa em Sergipe

"É fundamental um esforço conjunto para entender e abordar as causas subjacentes do suicídio, fornecendo suporte adequado às pessoas em situação de vulnerabilidade e promovendo uma sociedade mais inclusiva e empática," complementa Gabriel.

Gabriel Rodrigues aborda a questão do suicídio no trabalho de conclusão do curso. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Veja aqui como buscar ajuda

Serviço de Psicologia da Assistência Estudantil: o SPAE atende estudantes de graduação presencial da UFS no campus de São Cristovão. Os atendimentos são agendados previamente para às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h, pelo telefone 79 3194 7091 ou whatsapp: 79 98126 7961;

Serviço de Apoio Psicológico: o SAP é disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Aracaju para a população em geral pelo telefone 0800 729 3534, de forma remota, gratuita e sigilosa. Qualquer pessoa maior de 18 anos de idade pode acessar;

Centro de Atenção Psicossocial: cinco Caps funcionam na capital sergipana em regime de plantão 24 horas por dia; e um em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Já os casos de urgência são atendidos pelo serviço de urgência mental do Hospital São José;

Centro de Valorização da Vida: pelo telefone 188, o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat;

Josafá Neto

Atualizado em: Seg, 02 de outubro de 2023, 07:34