Qua, 15 de março de 2023, 11:34

Tecnologia de baixo custo facilita cirurgias para retirada de tumor cerebral
Ferramenta de neuronavegação desenvolvida na UFS já foi aplicada em 65 pacientes
Tecnologia utiliza inteligência artificial em neurocirurgias menos invasivas. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

A dormência na mão esquerda e as fortes dores no lado direito da cabeça, de forma contínua, levaram a dona de casa Maria Rosa Góis até o pronto socorro. Após passar por uma bateria de exames, ela descobriu que tinha um tumor cerebral. Com o diagnóstico, surgiu a possibilidade de passar por um procedimento inovador para auxiliar a retirada do tumor.

Maria está entre os 65 pacientes das redes pública e privada de saúde que se submeteram ao procedimento cirúrgico utilizando o Neurokeypoint. O aplicativo de neuronavegação foi desenvolvido pelo neurocirurgião Bruno Fernandes no doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob orientação da professora Joselina Luzia Oliveira.

+ Ouça aqui a versão em áudio desta reportagem

A ferramenta aumenta a precisão da localização das lesões e, com isso, permite a realização de neurocirurgias menos invasivas. "Na prática, isso significa abrir menos o paciente na hora de fazer o procedimento, reduzindo também os riscos de complicações cirúrgicas," explica o médico.

Aplicativo aumenta precisão de localização de tumores cerebrais. Foto: Reprodução/Neurokeypoint

Como funciona o app?

Com o uso de recursos de realidade aumentada e inteligência artificial, a ferramenta permite o reconhecimento automático dos marcadores colocados na cabeça do paciente por meio do aparelho celular, cujo objetivo é facilitar a localização da lesão cerebral com mais exatidão.

A tecnologia foi aplicada pela primeira vez há quase três anos para a retirada de um tumor intracraniano em um paciente no Hospital de Cirurgia, em Aracaju, onde o neurocirurgião desenvolveu a pesquisa em parceria com o Grupo de Neurocirurgia Oncológica.

+ Estudo revela baixo controle de métricas da saúde cardiovascular em pacientes

"Tivemos resultados bem satisfatórios. Em todos os casos aplicados até agora, o aplicativo conseguiu localizar com uma precisão milimétrica a região do tumor, atingindo o alvo de forma bem acurada," afirma o doutor em Ciências da Saúde pela UFS.

Neurocirurgião Bruno Fernandes é doutor em Ciências da Saúde pela UFS. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Estudante do sétimo período do curso de Medicina da UFS, Guilherme Almeida despertou o interesse pela área de neurocirurgia e atua no desenvolvimento da ferramenta desde o início da graduação. Para isso, ele uniu os conhecimentos de álgebra linear com princípios neurológicos.

+ App desenvolvido na UFS visa facilitar denúncias de violência doméstica

"Estamos na fase de finalização dos testes clínicos para validação da ferramenta e começando também a etapa de difusão da tecnologia para que ela possa se tornar acessível a outros profissionais da área para auxiliar neurocirurgias," ressalta o estudante.

O desenvolvimento da ferramenta foi impulsionado com recursos financeiros do Programa Centelha. A iniciativa da Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe), em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), visa estimular a cultura inovadora e empreendedora.

Guilherme Almeida é estudante do oitavo período de Medicina da UFS. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Premiações

A solução inovadora foi uma das vencedoras do Prêmio Mentes da Inovação. O concurso busca impulsionar a ciência no Brasil por meio do reconhecimento de projetos inovadores de ciência aplicada nas categorias de Saúde e Agricultura.

A ideia também está concorrendo ao Prêmio Euro de Inovação em Saúde, que reconhece inovações da área médica e incentiva o desenvolvimento de soluções que transformam vidas. A premiação abrange 17 países da América Latina.

Josafá Neto

josafaneto@academico.ufs.br

Assista abaixo o vídeo sobre o Neurokeypoint:

Atualizado em: Seg, 01 de abril de 2024, 11:30