Ter, 01 de fevereiro de 2022, 09:19

Projeto da UFS usa podcasts para promover informação sobre saúde
Objetivo é levar conhecimento científico em linguagem simples e acessível
Instagram é um dos aliados do projeto.  (fotos: reprodução)
Instagram é um dos aliados do projeto. (fotos: reprodução)

Composto por 12 alunos dedicados às tarefas de produção e divulgação de conteúdo, o Núcleo de Inovação Educacional em Saúde (Sauro) é um projeto de extensão do campus de Lagarto que desenvolve informação sobre saúde para a população. A cada 15 dias um podcast é lançado no Spotify, sempre às sextas-feiras.

Acesse os conteúdos e as redes sociais do Sauro

Com o isolamento social, a necessidade de consumir informação, principalmente na área da saúde, aumentou consideravelmente. Com isso, a ideia do projeto consiste em adaptar a linguagem científica (usada em artigos, teses, dissertações etc) para a população em geral, fomentando a melhor compreensão de questões até então restritas a um público segmentado.

Em reunião virtual, o professor Tiago Carvalho faz a edição dos podcasts juntamente com os alunos.

Os podcasts, no entanto, não abarcam as únicas produções do Sauro. Há também o uso de outras redes sociais como o Instagram, Facebook e YouTube para divulgação de conteúdo.

“Isso é muito gratificante, pois podemos mostrar a ciência de uma maneira mais simples e estimulada com uma linguagem muito mais lúdica e de fácil aprendizagem”, diz o professor do Departamento de Fisioterapia (DFTL) Tiago Carvalho, idealizador e coordenador do projeto.

Ainda segundo ele, o trabalho incentiva o desenvolvimento de habilidades que até então não cabiam ao curso. “Percebemos uma evolução criativa dos discentes no sentido de treiná-los para que se sintam preparados em outras situações”.

Lives realizadas pelo projeto no YouTube.

É o que aconteceu com a estudante Milena Reis. “Eu aprendi do zero como mexer, como editar, como lançar [conteúdo nas redes]. Eu tinha muito medo de fazer uma pergunta boba”, comenta. Ela acrescenta que é recompensador ver o projeto sair do papel e estar disponível para o mundo ouvi-lo e que constitui uma honra participar do Sauro.

Para sua colega Maísa Pocinio, a leveza e interatividade do projeto compreendem fatores de extrema importância. “Saber que estamos produzindo um conteúdo e a esperança de que alguém do outro lado leia, veja ou ouça e acredite no que estamos passando faz com que empenhemos total responsabilidade em cada vídeo, publicação ou podcast”, finaliza.

Maria Rodrigues (Estágio Supervisionado em Jornalismo)

Luiz Amaro (edição)

Atualizado em: Ter, 01 de fevereiro de 2022, 11:53