Ter, 23 de novembro de 2021, 10:40

Projeto da UFS fornece atendimento em Fonoaudiologia para pessoas trans
Iniciativa aceita pessoas de 18 a 59 anos na Clínica de Fonoaudiologia no campus de São Cristóvão
Arte: divulgação
Arte: divulgação

Minimizar as dificuldades que as pessoas trans relatam em virtude da voz, prestando serviços fonoaudiológicos para adequação vocal ao gênero de sua identificação. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Programa de Readequação Vocal para a População Trans”, elaborado por docentes do curso de Fonoaudiologia do campus de Lagarto - onde se encontra o único Ambulatório Trans de Sergipe.

“Muitas mulheres trans, por exemplo, já possuem uma expressão de gênero feminina. Algumas já fazem uso de hormônios, no entanto é comum a voz não acompanhar as mudanças corporais, efeito da hormonioterapia. As situações de fala são relatadas por algumas pessoas trans como um momento de constrangimento, de olhares arredios e de discriminação. Esse fato tem gerado sofrimento à população trans. A busca pelo atendimento fonoaudiológico tem o objetivo de diminuir a incongruência entre a voz e a aparência, tornando o momento de fala mais agradável e diminuindo a disforia de gênero”, diz Roxane Irineu, professora do Departamento de Fonoaudiologia e orientadora do projeto.

Participam ainda do projeto discentes de Fono dos campi de Lagarto e São Cristovão. O público-alvo consiste nas pessoas trans, ou seja, homens e mulheres transexuais, travestis e transgêneros (com ou sem tratamento hormonal ou cirúrgico) maiores de 18 e até 59 anos.

A iniciativa também tem o intuito de contribuir na formação dos alunos, a fim de que eles possam ter essa experiência de atender a essa população, compreendendo as demandas e estratégias de tratamento nesses casos específicos. Nesse quesito, o ambulatório minimiza os episódios de transfobia e travestifobia praticados por profissionais da saúde e que são empecilhos para o acesso à saúde pela população trans.

Pretende-se realizar o atendimento de no máximo 30 pessoas.

O programa de readequação vocal consiste em 8 sessões de atendimento mais a primeira consulta. De acordo com Roxane, para facilitar os atendimentos, o objetivo é formar um grupo e fazer encontros semanais.

O atendimento começou em 3 de novembro e está acontecendo na Clínica de Fonoaudiologia da UFS no campus de São Cristóvão nas quartas às 13h.

Para participar, basta entrar em contato através do telefone 3194-6805.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 23 de novembro de 2021, 19:25
Notícias UFS