Ter, 19 de outubro de 2021, 10:21

Projeto desenvolvido no campus de Lagarto previne doenças relacionadas ao sono
Em breve, atendimento será reaberto ao público em geral
Projeto foi criado em 2016 por meio do Grupo de Estudos sobre Ronco e Apneia do Sono (Geras). (fotos: reprodução)
Projeto foi criado em 2016 por meio do Grupo de Estudos sobre Ronco e Apneia do Sono (Geras). (fotos: reprodução)

Com o objetivo de prevenir doenças relacionadas ao sono e, consequentemente, promover saúde, além de capacitar os discentes acerca desta temática, foi criado no campus de Lagarto o projeto de extensão “Dormindo bem”. Teve início em 2016 por meio do Grupo de Estudos sobre Ronco e Apneia do Sono (Geras) e capacitou alunos de diferentes graduações do campus e residentes do Hospital Universitário de Lagarto (HUL).

“Os distúrbios do sono são objetos de estudos das diferentes áreas da saúde, pois impactam a fisiologia geral podendo causar consequências sociais e psíquicas em graus variados. Aprofundar os conhecimentos sobre esta temática faz com que os profissionais em formação desenvolvam um olhar ampliado, acurado e humanizado sobre a saúde nos patamares biológico, mental e social”, explica a professora do Departamento de Fonoaudiologia (Dfol) Gerlane Nascimento, uma das coordenadoras do projeto.

A formatação do projeto passou por modificações inerentes ao curso da pandemia da covid-19. Atualmente tem sido desenvolvido de modo virtual através do Instagram (@dormindobem_) onde são publicados conteúdos educativos e ilustrativos. Além disso, o projeto busca promover periodicamente eventos online, de acesso irrestrito e gratuito, com a participação de equipe multiprofissional especialista em sono.

Antes, os atendimentos eram conduzidos por fonoaudiólogos residentes do HUL e alunos do último ano do curso. Os demais discentes de extensão acompanhavam as práticas de modo observacional e toda a equipe participava de reuniões para discussão sobre os casos clínicos.

Em breve, o projeto vai reabrir seu atendimento ambulatorial na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFS/Lagarto.

Participantes


Por conta da pandemia, as ações estão ocorrendo de forma virtual.
Por conta da pandemia, as ações estão ocorrendo de forma virtual.

No momento o projeto conta com a seguinte formação: graduandos de Fonoaudiologia do campus de Lagarto, uma fonoaudióloga orientadora egressa do campus e atualmente professora substituta no campus de São Cristóvão e as coordenadoras do projeto, as professoras Gerlane e Nathália Santos.

Podem participar do “Dormindo bem” os alunos das graduações em saúde dos campi de Lagarto e de São Cristóvão, os quais são selecionados anualmente no período de renovação das extensões da UFS e, como participantes beneficiários, o público em geral.

Segundo Gerlane Nascimento, a iniciativa para a criação do projeto se deu com base no elevado número de queixas relacionadas ao sono identificadas numa ação sobre o Dia de atenção à respiração oral realizada em Lagarto em 2016. Desde então o projeto vem sendo renovado a cada ano.

“Foram realizadas triagens fonoaudiológicas com enfoque nas funções estomatognáticas e grande parte do público triado apresentou queixas sobre ronco ou sono alterado em virtude de pausas respiratórias. Com base neste diagnóstico inicial, o Geras foi criado para capacitação dos graduandos e residentes e, posteriormente, o atendimento ambulatorial à população triada foi iniciado por meio do projeto ‘Dormindo bem’”, afirma.


Acompanhe o projeto através do perfil no Instagram @dormindobem_
Acompanhe o projeto através do perfil no Instagram @dormindobem_

Gerlane conta ainda sobre a contribuição do projeto para a formação dos discentes. “Despertar no aluno a prática do cuidado integral com o paciente considerando todo o contexto em que ele está inserido, de forma acolhedora e personalizada, é uma das principais missões que projeto adota”, diz.

O discente do 7⁰ período de Fonoaudiologia do campus de Lagarto Valdemir Souza faz parte do projeto desde abril deste ano. “De modo geral, o ‘Dormindo bem’ vem nos mostrando o quanto um trabalho pode continuar sendo bem executado mesmo depois de uma mudança. É competência dos estudantes de Fonoaudiologia estudar sobre o sono, fisiologia do sono e apneia obstrutiva do sono. Por este motivo, a extensão nos deu um maior contato com essa área, além disso também nos ensinou a transformar um conteúdo que para muitos é complexo num conteúdo fácil e didático”.

“Além de ser uma experiência válida, é uma experiência única. Como a Fonoaudiologia é uma área muito abrangente, acabamos vendo de tudo um pouco e, por este motivo, acabamos dando pouca atenção para algumas áreas. O ‘Dormindo bem’ promove um estudo coletivo sobre a saúde do sono, o que permite que possamos levar discussões sobre essa temática para o ambiente cotidiano e terapêutico, fazendo com que estudantes e pacientes se informem cada vez mais sobre isso. Essa troca acaba contribuindo muito para a formação de todos”, conclui o estudante.

O projeto está promovendo um simpósio com o tema “Saúde do sono e qualidade de vida”, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, sempre às 19h, via Google Meet. As inscrições são gratuitas e estão abertas no Sigaa.

Verônica Soares

Luiz Amaro (edição)

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 19 de outubro de 2021, 10:45
Notícias UFS