Qua, 13 de outubro de 2021, 17:04

Professora cria projeto de leitura para discentes de dentro e fora da UFS
Projeto Partilhas envolve docentes do Departamento de Dança
Projeto de extensão Partilhas foi criado pela professora Edna Nascimento em 2020. (fotos: reprodução)
Projeto de extensão Partilhas foi criado pela professora Edna Nascimento em 2020. (fotos: reprodução)

Com o objetivo de contribuir para a formação dos discentes, otimizando o hábito da leitura, a professora Edna Nascimento, do Departamento de Dança (campus Laranjeiras), criou o Projeto Partilhas.

A iniciativa teve início em dezembro de 2020 e sua segunda fase será lançada ainda este ano. Ele acontece remotamente, através da plataforma Meet. Todos os docentes do departamento estão envolvidos, contribuindo com orientações e ideias. Atende qualquer discente de dentro ou fora da UFS, sendo que as vagas prioritárias destinam-se ao público da universidade (10 vão para o público externo).

Segundo Edna, o que a motivou a montar o projeto foi observar a dificuldade que os discentes estavam tendo em realizar leituras mínimas para o andamento do curso. Ainda de acordo com ela, essa dificuldade acontece principalmente com os calouros que não têm o hábito de fazer leituras acadêmicas, principalmente no início da vida na universidade por meio do ensino remoto, o que dificulta muito a concentração, o foco e a dinâmica da leitura.

“O projeto surgiu dessa necessidade de perceber que esses discentes estavam extremamente ansiosos diante de toda a situação e, por conta dessa ansiedade, eles não conseguiam realizar leituras mínimas, por mais que nós docentes reduzíssemos a quantidade de textos, ainda assim, eles tinham muita dificuldade em realizar essas leituras”, diz.


Projeto nasceu a partir da observação da dificuldade de alunos em realizar leituras no andamento do curso.
Projeto nasceu a partir da observação da dificuldade de alunos em realizar leituras no andamento do curso.

“Eu ministrava as aulas e dentro dessas aulas colocava atividades simples e coisas possíveis para que cada um dos bolsistas conseguisse fazer. Não era nada absurdo de se fazer enquanto atividade, pois a gente não queria provocar uma situação de estresse, de ter uma atividade que fosse um peso maior para essas pessoas que estavam fazendo o curso. Essas atividades foram pensadas de forma que elas caminhavam junto com as aulas que eram ministradas. Com o projeto, o discente passa a ter um foco melhor naquilo que ele está fazendo, a atenção plena, que é o que a gente coloca lá no curso e com essa atenção plena ele irá desenvolver essa capacidade de ler cada vez mais. A leitura, assim, vai se tornar um hábito, vai se tornar algo divertido para eles”, complementa.

A aluna de Dança Amanda Oliveira conta sua experiência no projeto. “No Partilhas a gente sempre via relatos de pessoas que passavam pelos mesmos questionamentos, mesmas dúvidas e cada fala era muito enriquecedora. Uns iam ajudando os outros nos depoimentos e nas falas. Foram trocas que vamos levar para a vida”, afirma.

“Com certeza é uma experiência válida para outros estudantes. Essa experiência é única, tem muita coisa a agregar. Todos os estudantes que tiverem essa oportunidade de estar fazendo parte do Partilhas será uma grande experiência enriquecedora na sua formação, no seu dia a dia. Muitas coisas serão faladas, ouvidas, e isso também ajuda muito. Uns ajudarão os outros e isso vai agregando cada vez mais na nossa formação”.

Ascom

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Atualizado em: Sex, 15 de outubro de 2021, 15:37
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