Seg, 13 de setembro de 2021, 14:24

Obras de projeto de extensão da UFS são expostas na Espanha
Painéis de criação têxtil foram feitos em São Cristóvão
Painéis estão expostos na Art al Vent, mostra ao ar livre de criação têxtil mais importante da Espanha. (foto: site do evento)

Contribuir para a melhoria da situação emocional e financeira da população vulnerável nesse momento de pandemia é um dos objetivos do projeto de extensão Linhas e Desalinhos de São Cristóvão, coordenado pela professora Rosane Bezerra Soares, do Departamento de Artes Visuais e Design. O projeto envolve dois estudantes do curso: Jhon Eldon Barbosa e Shirley Melo Santana.

Simone Gonçalves de Souza: Linhas de São Cristóvão. (fotos: Facebook do evento)

A partir de um convite de Neusa Malheiros, da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) de São Cristóvão, Jhon Eldon se reuniu com um grupo de artesãs (crocheteiras) durante o mês de agosto de 2020 para buscar alternativas para os problemas resultantes da pandemia. A partir daí, o coletivo Crochê-te-ando foi criado - meses depois surgiram os editais da Lei Aldir Blanc, o que impulsionaram os trabalhos.

“Os alunos tornaram-se mais conscientes sobre a forma como poderiam contribuir para a diminuição de problemas sociais. Além disso, buscaram no projeto soluções que envolvem a valorização do patrimônio histórico e artístico da cidade, o que será particularmente relevante na futura carreira como professores dos ensinos fundamental e médio”, diz Rosane.

Para Jhon Eldon, a experiência tanto para os estudantes quanto para as pessoas que integram o coletivo, e que não possuem vínculo com a UFS, é muito importante.

Shirley Melo (Bruxxa): Tempo de ebulição.

“Estamos afinando as ações do projeto de extensão objetivando a retomada das ações presenciais na Casa da Costura dona Zil, onde todo o trabalho deve acontecer. Esse equipamento social, ligado à Semast, vai reinaugurar nesta segunda, 13, e, a partir daí, teremos uma programação mais específica das ações abertas ao público”, afirma o estudante.

“O projeto tem muito a acrescentar na vida das pessoas que dele participa. É muito importante esse diálogo que aconteceu e acontece de uma maneira horizontal e circular, uma construção apoiada por uma docente”, completa.

Exposição na Espanha

Rosane Bezerra e Sérgio Freitas: Nest.

Quatro trabalhos do Crochê-te-ando encontram-se expostos na 18ª edição do Art al Vent, mostra ao ar livre de criação têxtil mais importante da Espanha, que ocorre de 13 de agosto a 14 de setembro de 2021.

Três obras compreendem autoria individual e uma, coletiva. A Prefeitura de São Cristóvão ajudou com o envio cobrindo os custos das postagens.

Flávia Santana, Márcia Rodrigues, Jhon Eldon e Claudice Moura: Harmonia, amor, verdade e justiça.

As artesãs que produziram individualmente elaboraram sua própria poética. A obra coletiva é uma colagem de diversos tipos de arte têxtil (técnicas manuais). As obras possuem as dimensões de 1,60x2,60m fixadas em material leve, conforme as regras da mostra.

Participaram dos trabalhos: Simone Gonçalves de Souza, Flávia Santana, Márcia Rodrigues, Claudice Moura, Sara Sulovon, Shirley Melo, Rosane Bezerra, Sérgio Soares e Jhon Eldon.

Projeto envolve estudantes da UFS e comunidade de São Cristóvão.

Para participar do projeto de extensão, basta entrar em contato com a professora Rosane pelo e-mail rosanebsoares@gmail.com.

Acesse @coletivacrochete para saber mais sobre o projeto.

Verônica Soares (bolsista)

Luiz Amaro (edição)