A Força-Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolveu um trabalho de mapeamento da propagação da covid-19 no leste sergipano. Confira aqui.
A equipe, comandada pelo professor Lysandro Borges, do Departamento de Farmácia, visitou oito municípios sergipanos, nos meses de julho e agosto, realizando um total de 861 testes (do tipo RT-PCR e de detecção de anticorpos IgC e IgM).
Alguns municípios, como Siriri e Pirambu, não apresentaram nenhum caso de contaminação. Em contrapartida, Japaratuba teve 21%. “Podemos ver que o processo de vacinação reduz a circulação do vírus, mas, mesmo em vacinados, o vírus pode circular”, explica o professor Lysandro.
“Tivemos a preocupação de saber se, em Jaraparatura, tratava-se da variação Delta, hipótese que não se confirmou. Continuamos em alerta para a detecção dessa variante em nosso estado”, conclui.
A testagem em massa vem sendo usada pela SES como uma das estratégias para conter o avanço da covid-19 no estado. Para as primeiras fases de testagem, há uma previsão de 20 mil testes em todo o estado de Sergipe.
Próximos passos
A equipe da Força-Tarefa Covid-19 da UFS irá testar mais oito municípios, de todas as regiões do estado, na sexta etapa do processo.
Na sétima etapa, serão testados profissionais da saúde que receberam a vacina Coronavac em janeiro, para verificar se ainda há presença de anticorpos, e qual a sua quantidade.
Ascom