Qua, 08 de setembro de 2021, 11:55

Força-tarefa Covid-19 realiza testagem em oito municípios do leste sergipano
Foram realizados 861 testes do tipo RT-PCR e IgC/IgM

A Força-Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolveu um trabalho de mapeamento da propagação da covid-19 no leste sergipano. Confira aqui.


Registro do trabalho de testagem realizado no município de Santa Rosa de Lima (foto: Força-tarefa Covid-19)
Registro do trabalho de testagem realizado no município de Santa Rosa de Lima (foto: Força-tarefa Covid-19)

A equipe, comandada pelo professor Lysandro Borges, do Departamento de Farmácia, visitou oito municípios sergipanos, nos meses de julho e agosto, realizando um total de 861 testes (do tipo RT-PCR e de detecção de anticorpos IgC e IgM).

Alguns municípios, como Siriri e Pirambu, não apresentaram nenhum caso de contaminação. Em contrapartida, Japaratuba teve 21%. “Podemos ver que o processo de vacinação reduz a circulação do vírus, mas, mesmo em vacinados, o vírus pode circular”, explica o professor Lysandro.

“Tivemos a preocupação de saber se, em Jaraparatura, tratava-se da variação Delta, hipótese que não se confirmou. Continuamos em alerta para a detecção dessa variante em nosso estado”, conclui.


Compilação dos resultados no município de Divina Pastora (fonte: Força-tarefa Covid-19)
Compilação dos resultados no município de Divina Pastora (fonte: Força-tarefa Covid-19)

A testagem em massa vem sendo usada pela SES como uma das estratégias para conter o avanço da covid-19 no estado. Para as primeiras fases de testagem, há uma previsão de 20 mil testes em todo o estado de Sergipe.

Próximos passos

A equipe da Força-Tarefa Covid-19 da UFS irá testar mais oito municípios, de todas as regiões do estado, na sexta etapa do processo.

Na sétima etapa, serão testados profissionais da saúde que receberam a vacina Coronavac em janeiro, para verificar se ainda há presença de anticorpos, e qual a sua quantidade.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 14 de abril de 2023, 09:27
Notícias UFS