Qua, 31 de março de 2021, 17:49

Spirandi: inovação desenvolvida pela UFS ajuda a reduzir necessidade de UTI
O aparelho já está sendo utilizado pelo Huse, Hospital Fernando Franco e Hospital São José
Objetivo da máscara é permitir a utilização de tratamentos menos invasivos. (fotos: Spirandi)
Objetivo da máscara é permitir a utilização de tratamentos menos invasivos. (fotos: Spirandi)

O Grupo de Pesquisa em Instrumentação Eletrônica da UFS, com ajuda de pesquisadores e profissionais externos, desenvolveu uma máscara de ventilação não-invasiva para auxiliar no tratamento de pacientes infectados por covid-19 que apresentam um quadro leve ou moderado. Dentre os profissionais envolvidos estão os professores de Engenharia Elétrica da UFS, Elyson Carvalho e José Carvalho. Eles contam as vantagens oferecidas pela Spirandi, que já está sendo utilizada em pacientes do Hospital Universitário de Sergipe (Huse), do Hospital Fernando Franco e do Hospital São José.

+ Conheça mais sobre o projeto

Segundo o professor José, o principal objetivo do sistema é permitir a utilização de tratamentos menos invasivos, por meio de pressões positivas nas vias aéreas do paciente. Mas, ele explica que a máscara também foi pensada para diminuir o risco de contaminação do ambiente. “O sistema foi desenvolvido de modo que uma pequena ‘mangueira’ leva o ar até o interior da máscara, renovando rapidamente o ar para evitar a reinalação de CO². O ar exalado pelo paciente é arrastado pelo fluxo de entrada e conduzido pelo interior de uma traqueia de silicone até um filtro Hepa. Depois da filtragem, o ar passa por uma válvula mecânica, que é utilizada para ajustar a pressão interna, e só então vai para o ambiente”, esclarece.


O sistema é de baixo custo e de fácil montagem, facilitando o aproveitamento da máscara
O sistema é de baixo custo e de fácil montagem, facilitando o aproveitamento da máscara

Além de ser um aparelho que ajuda na respiração dos enfermos, a Spirandi atua de forma tão simples que pode ser conectada a uma tomada de gases ou cilindro de oxigênio, podendo ser utilizado em enfermarias, por exemplo, o que diminui a lotação de leitos de UTI e tratamentos mais complexos.

As vantagens da Spirandi não param por aí. De acordo com o grupo, o sistema é de baixo custo e de fácil montagem, facilitando o aproveitamento da máscara, que salva muitas vidas. “Vale destacar que isso só foi possível devido à mobilização social, que resultou em doações ao projeto, e à parceria entre UFS e o Ministério Público do Trabalho (MPT), que financiou um grande número de máscaras”, comenta o professor Elyson.

Os professores participaram de um episódio do “SE é Ciência”, um podcast de divulgação científica da UFS. Para ouvir essa conversa com mais detalhes e conhecer outros trabalhos como esse, acesse a página do podcast no Spotify.

Mira Marques/ Podcast SE é Ciência

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 01 de abril de 2021, 12:15
Notícias UFS