Seg, 25 de março de 2024, 17:24

10ª edição do "Café com Case" na UFS destaca a publicidade na promoção de cidades inclusivas
Estudantes do 4° período de Publicidade e Propaganda organizam o evento
Café com Case segue até o dia 27 de março. (Foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

Na tarde desta segunda-feira, 25, teve início a 10ª edição do evento "Café com Case", com o tema "A importância da publicidade para a promoção do direito à cidade". O evento, que ocorre na Didática 7 Campus de São Cristóvão, é o maior evento de publicidade e propaganda gratuita do estado de Sergipe.

A ideia é abordar a importância em relação à organização espacial das cidades, à ação política das pessoas e como os profissionais de comunicação, das mais diferentes habilidades, podem trabalhar uma comunicação inclusiva e que trate dos problemas da cidade. Esses tópicos foram abordados no painel de abertura pela comunicóloga e coordenadora de relacionamentos e parcerias em comunicação pública na EBC, Eloísa Galdino. "A comunicação precisa abordar os desafios dessa vivência na cidade, o direito à mobilidade, política, saúde, educação, etc. O direito ao pertencimento, como um todo, e entender que a cidade pertence às pessoas".

Eloísa Galdino (centro) palestrou durante painel de abertura do evento. (Foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

O Café com Case é um produto pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação Social da UFS, que está atrelado à disciplina de Produção e Promoção de Eventos, Vendas e Merchandising. A coordenadora do evento e professora da disciplina, Patrícia Horta, explica que a iniciativa é organizada pelos alunos do 4º período do curso.

“O Café com Case tem o objetivo de proporcionar a conclusão da disciplina, a qual propõe a organização de um evento como parte do seu encerramento. Este evento, realizado pelos alunos do 4º período do curso, é totalmente planejado, organizado e executado por eles”, ressalta Patrícia.

Patrícia Horta é a professora-coordenadora do Café com Case. (Foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

A estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Ana Carolina Lima, demonstra seu entusiasmo em organizar um evento pela primeira vez. “Na edição passada participei como ouvinte e fiquei muito encantada com o tamanho do evento que nós, universitários, conseguimos organizar. Este ano eu estou na organização, na parte da comissão de criação responsável pela identidade visual do evento, por relacionar o conceito das ruas com elementos. Foi muito gratificante dar essa cara para o evento, que está acontecendo graças ao nosso trabalho. Então, foi divisor de água para a vida dos universitários”.

Ana Carolina Lima é aluna do curso de Publicidade e Propaganda da UFS. (Foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

O evento segue até o dia 27 de março, com uma programação extensa, englobando paineis de comunicação, oficinas, rodas de conversa, atrações culturais e premiação.

Evento acontece na Didática 7 do Campus de São Cristóvão. (Foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

“Com foco interdisciplinar, discutiremos questões como acessibilidade, inclusão digital, reintegração de ex-presidiários e transporte público lotado, visando promover reflexões e debates sobre a construção de uma cidade mais justa e inclusiva para todos", exemplifica a professora do curso de Publicidade e Propaganda, Renata Malta.

Renata Malta é professora do curso de Publicidade e Propaganda da UFS. (Foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

Desde a estreia em 2015, o Café com Case reúne estudantes, professores, e profissionais, proporcionando troca de conhecimentos ao promover o contato da universidade pública com o mercado publicitário. Além disso, é um incentivo ao processo de pesquisa na publicidade.

“Este evento é um espaço que podemos chamar os alunos para a iniciação científica, e pós-graduação, já que os alunos da pós também participam como palestrantes, não só apresentando trabalhos, mas também assistindo às mesas. E assim podemos pensar essa riqueza do espaço universitário como um espaço com diferentes formas de expressão que são complementares”, afirma Valéria Vilas Boas, também professora do curso.

Valéria Vilas Boas é professora do curso de Publicidade e Propaganda da UFS. (Foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

Todas as atividades contemplam o propósito de trazer a publicidade como vetor de cidades mais dinâmicas e igualitárias e isso chamou a atenção do estudante Felipe Santos, do curso de Biologia, que participou da abertura do Café com Case.

Estudante do curso de Biologia, Felipe Santos se interessou pelo tema do evento. (Foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

“Fiz a inscrição para este evento porque eu achei o tema muito interessante. Penso que é importante falar sobre, já que a cidade é nossa, mas nem todo mundo conhece todos os direitos. Temos esse direito de vivenciar a rua, que é pública e para todos”, diz Felipe.

Milânia Ribeiro - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS