Qua, 07 de junho de 2023, 14:18

Estudantes da UFS promovem saúde bucal em asilos
Ação beneficiou 55 idosos institucionalizados nos municípios de Aracaju e São Cristóvão

Com o objetivo de promover informações sobre saúde bucal a idosos institucionalizados no estado de Sergipe, estudantes do curso de Odontologia da UFS estiveram presentes nos asilos Isaias Gileno Barreto (São Cristóvão), Same e Rio Branco (Aracaju)

Através da ação intitulada "Envelhecer sorrindo”, eles avaliaram e atenderam 55 idosos, fazendo a profilaxia dentária e instruindo quanto à limpeza e procedimentos necessários de forma individualizada.

Ação aconteceu em três asilos, sendo um em São Cristóvão e dois em Aracaju. (foto: arquivo pessoal)

Segundo o coordenador da ação, professor Carlos Neanes Santos, mais de 40% dos idosos no Brasil não possuem qualquer dente e, dessa forma, é necessário investir cada vez mais na saúde bucal dessas pessoas.

“Até duas décadas atrás, os problemas dentários envolvendo idosos eram resolvidos através da extração, tirando a oportunidade de uma reabilitação oral e até mesmo da expressão através do sorrido, o que hoje é inadmissível. Assim, o objetivo dessa ação foi promover um contato inicial com a saúde oral dos idosos institucionalizados no estado, pois a maioria deles sequer recebe visita de familiares ou amigos para os cuidados com a saúde”, informa Carlos Neanes.

Alunos de Odontologia promoveram informações sobre saúde bucal a idosos. (foto: arquivo pessoal)

Para Ellen Rodrigues, estudante do 10º período de Odontologia da UFS, as ações de extensão são de fundamental importância para a formação dos estudantes da saúde, uma vez que eles acabam participando ativamente da

“É uma oportunidade de conhecermos mais de perto a realidade da população e avaliarmos de que forma podemos impactar positivamente além da demanda de consultório. No caso dos idosos, tendo em vista todo o cenário estrutural da saúde bucal do nosso país, essa participação se torna mais necessária e nos alerta para novas possibilidades”, explica a estudante.

Ela explica ainda que a saúde bucal pode impactar diretamente na saúde geral do idoso, seja por lesões na cavidade oral – dificultando a alimentação -, ou até mesmo por não haver o uso de próteses adequadas para permitir um conforto estético, mastigatório e de fala.

Estudantes fizeram profilaxia dentária e instruíram quanto à limpeza e procedimentos necessários de forma individualizada. (foto: arquivo pessoal)

“Instruções simples, como a de retirar as próteses ao deitar e a adequada forma de higienização podem evitar o aparecimento de lesões que prejudicam diretamente a qualidade de vida do idoso e, consequentemente, a sua saúde”, conta.

Outras ações estão sendo programadas para o segundo semestre.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 07 de junho de 2023, 14:59