Ter, 30 de maio de 2023, 15:29

UFS recebe Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar em seu aniversário
Honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe
1g6a9412 1500 1000

Em sessão especial alusiva aos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) concedeu à instituição a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade. O reitor da universidade, Valter Santana, representantes da gestão, além de servidores e estudantes, estiveram presente na solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira, 29, prestigiada por diversos deputados.

“A Universidade Federal de Sergipe foi pensada para a sociedade sergipana, e celebrar 55 anos na casa do povo de Sergipe é um motivo de muito orgulho para nós, porque aqui podemos avaliar as ações da universidade ao longo dessas cinco décadas e meia, assim como podemos discutir aqui também o futuro do estado alinhado à produção de conhecimento novo, ao fomento do desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou Valter.

UFS recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, outorgada pela Alese, por indicação do deputado Jeferson Andrade, presidente da Casa. (Fotos: Adilson Andrade / Ascom UFS)

Egresso da UFS, o presidente Jeferson Andrade enalteceu a referência que a universidade se tornou para os estudantes, para além do estado de Sergipe. “Ela é referência no Brasil; como ex-aluno, tenho orgulho de ter estudado na UFS por muito tempo. A instituição está de parabéns pelos seus 55 anos, e que esta data se multiplique para atender não apenas os sergipanos, mas também os acadêmicos de outros estados”, pontuou o parlamentar.

“A Universidade Federal de Sergipe foi pensada para a sociedade sergipana, e celebrar 55 anos na casa do povo de Sergipe é um motivo de muito orgulho”, disse Valter Santana.

Reconhecendo a importância da honraria recebida, Valter Santana compartilhou a conquista com a comunidade acadêmica.

“Quando a Assembleia Legislativa reconhece a universidade e outorga o Mérito Parlamentar, ela não está outorgando a instituição em si, ela está conferindo esse título a mais de 1.500 professoras e professores, 1.500 servidoras e servidores – além dos nossos técnicos terceirizados que são fundamentais para o funcionamento da universidade –, e a mais de 20 mil alunos que pensam e trabalham diariamente pelo bem de Sergipe”, enfatizou.

1g6a9437 1500 1000

Um farol para o futuro

Representando a Alese na tribuna, o deputado George Passos salientou a importância que a Universidade Federal de Sergipe tem para a população do estado.

“A trajetória da UFS é marcada por sua dedicação ao ensino, à produção e difusão do conhecimento, aliados a uma política inclusiva de desenvolvimento social. Tem destacada atuação no campo de pesquisa e inovação, alcançou significativos resultados em diversos rankings nacionais e internacionais. E ficamos, lógico, muito felizes por nossa universidade federal ser destaque, referência, fruto do trabalho de todos que fazem a instituição”, acentuou.

“A Universidade Federal de Sergipe é plural, é diversa, prima pela democratização de seu acesso e pela inserção social”, afirmou o deputado George Passos, representando a Alese.

“A Universidade Federal de Sergipe é plural, é diversa, prima pela democratização de seu acesso e pela inserção social, e adota práticas inovadoras. E ao mesmo tempo em que transforma, também é continuamente transformada em tais processos”, completou o parlamentar.

“Passados 55 anos, a UFS é um farol que aponta para o futuro, que traciona a sociedade sergipana em direção ao porvir, e a Assembleia Legislativa quer criar junto com a universidade esse caminho”, exclamou George.

As loas e votos do deputado foram recebidos por Valter Santana, que conclamou as instituições públicas a manterem-se parceiras da universidade em prol das conquistas coletivas.

1g6a9446 1500 1000
1g6a9511 1500 1000

“Que a universidade possa, para os próximos anos, continuar sendo o orgulho da nossa comunidade universitária e um orgulho da sociedade sergipana. Hoje, não precisamos sair do estado de Sergipe para ter acesso a uma educação superior de qualidade, ou para ter acesso a um programa de pós-graduação de excelência. Hoje temos aqui em Sergipe a condição de construir caminhos em conjunto, pois aqui temos uma massa crítica de qualidade à disposição da sociedade sergipana, e que está ávida para contribuir”, finalizou.

1g6a9513 1500 1000
1g6a9518 1500 1000

A cerimônia

A solenidade foi agraciada pelas apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral da universidade (Osufs e Corufs), regidos pelo maestro Ion Bressan.

Além do presidente Jeferson Andrade e do deputado George Passos, participaram também do evento os parlamentares Paulo Júnior (PV), Marcos Oliveira (PL), Linda Brasil (Psol), Luciano Pimentel (PP), e Luciano Bispo (PSD).

Estiveram presente também o vice-governador do estado de Sergipe – e secretário de Estado da Educação – José Macêdo Sobral, o secretário municipal de Educação, Ricardo Nascimento Abreu – representando prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira –, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Sergipe) Cícero Dantas de Oliveira, e José Harlen Albino Dantas, representando a Petrobras.

Atualizado em: Qui, 01 de junho de 2023, 12:13