Qua, 06 de julho de 2022, 13:31

Projeto da UFS divulga extensão universitária à sociedade
Revista Propagação tem caráter digital e leva projetos de extensão ao conhecimento das comunidades interna e externa

Importante espaço de criação, produção e disseminação de conhecimento, a universidade pública se constitui por três pilares interdisciplinares e indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão. São eles que, juntos, formam o princípio da autonomia universitária didático-científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial, respaldada pelo artigo nº 207 da Constituição Federal de 1988.

Enquanto o ensino é o processo da construção do saber com a apropriação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade, a Pesquisa é o processo de materialização desse saber a partir da produção de novos conhecimentos com base em problemas emergentes da prática social e a Extensão é o processo de comunicação que se estabelece entre a educação, a cultura e a ciência, intervindo nos processos sociais e tornando a produção acadêmica acessível e útil à comunidade externa.

Dessa forma, a Extensão Universitária tem como objetivo a produção de conhecimento e a interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa através de processos ativos de formação. Neste sentido, para que os projetos e ações de extensão da Universidade Federal de Sergipe fossem divulgados de forma efetiva às comunidades interna e externa, a professora do departamento de Secretariado Executivo (DSE) Sueli Pereira desenvolveu em 2020 o projeto de uma revista digital, a Revista Propagação.

Revista Propagação divulga projetos de Extensão da UFS às comunidades interna e externa (Fotos: Letícia Nery/Ascom UFS)

De acordo com a coordenadora do projeto, é importante que exista a compreensão da interdisciplinaridade universitária, fazendo com que as comunidades interna e externa tenham acesso à produção acadêmica de forma integral, sendo beneficiadas por todos eles.

“A Revista Propagação surgiu da necessidade de comunicar à sociedade as ações de extensão da UFS, uma vez que é de interesse coletivo não só que elas aconteçam, mas que tenham resultados efetivos diante de cada público-alvo que sejam propagados dentro e fora da comunidade acadêmica, daí o seu nome. É um projeto de extensão que visa justamente a divulgação da extensão universitária”, explica Sueli.

“A Revista Propagação surgiu da necessidade de comunicar à sociedade as ações de extensão da UFS", explica a professora Sueli Pereira

Ela conta ainda que, atualmente, a UFS possui 246 projetos de extensão em andamento e que, nos últimos cinco anos, quase dois mil projetos foram desenvolvidos na instituição. Dessa forma, a criação de uma revista digital levaria informações sobre as práticas realizadas a toda sociedade

“A UFS desenvolve projetos de extensão muito significativos em todas as áreas e em todos os campi, sendo absolutamente importante a participação do discente nesse processo, até mesmo para que ele possa compreender a interdisciplinaridade e indissociabilidade da tríade universitária”, salienta a professora.

Antes de ingressar na universidade, o estudante do 8º período do curso de Design Gráfico da UFS e bolsista do Projeto Revista Propagação Jaelson dos Santos não tinha conhecimento do que se tratava a extensão universitária, acreditando que as salas de aula do ensino superior se baseavam apenas nos processos de ensino e de pesquisa.

“Eu não tinha a menor consciência do que se tratava a extensão. Na verdade, confundia projetos de extensão com estágio e especialização curriculares, deconhecendo a atuação perante a sociedade e até mesmo o processo de bolsas e estágios. Durante o ensino médio, fala-se muito sobre os papéis de ensino e de pesquisa, mas pouco se fala sobre essa parte importante da extensão e, assim, entramos na universidade com uma visão limitada do processo”, diz o estudante.

Ele ressalta que, ao longo do curso, atuou em outros projetos de extensão, mas viu na Revista Propagação a materialização da divulgação dessas ações da universidade.

“Depois de integrar a equipe da Revista Propagação, ficou nítida a importância de se divulgar esse processo tão efetivo e pouco comentado nos corredores da universidade. O aluno que sai da instituição sem ter presenciado ou contribuído para as ações de extensão certamente não compreendeu a sua formação nem o seu papel social enquanto profissional, É motivador ver o quanto os projetos beneficiam a sociedade em tantas áreas”, comenta Jaelson.

Para Mariana Dória, estudante do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, a situação não foi diferente. Ela também ficou sabendo sobre o papel da extensão universitária no decorrer do curso e, tendo ciência da prática social, viu na Revista Propagação uma oportunidade de entender melhor suas práticas e processos.

“Participar do projeto da Revista Propagação me fez perceber o quanto a universidade está para além do imaginamos conhecer. Fala-se muito sobre ensino e pesquisa, que devem ser valorizados e difundidos, claro, mas pouco se aborda a extensão, sendo que são inúmeros os projetos, ações e cursos desenvolvidos pela universidade, conta Mariana.

A coordenadora do projeto ressalta que a extensão engloba experiências e realiza atividades que favorecem a construção de caminhos que podem contribuir no enfrentamento de problemas e questões sociais.

“Exercidas como direito social, as práticas extensionistas primam pelo respeito à diversidade cultural e têm como eixo o encontro entre os saberes acadêmicos e os saberes espontâneos. É uma parte importante da universidade, uma vez que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis ”, finaliza Sueli.

Onde encontrar?

Para ter acesso à Rvista Propagação, basta acessar aqui.

Jéssica Vieira

Atualizado em: Qua, 06 de julho de 2022, 16:12