Qua, 06 de julho de 2022, 11:04

Novos alunos conhecem programas institucionais da UFS em ciclo de palestras
Atividade integra a semana de acolhimento para os estudantes

Nesta quarta-feira, 6, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recepcionou a comunidade acadêmica, principalmente os novos alunos da graduação, em um ciclo de palestras. A atividade faz parte da semana de acolhimento preparada para os estudantes da universidade, focando nos programas institucionais da UFS e esclarecendo as principais dúvidas sobre cada um deles.

A abertura do ciclo de palestras contou com as palavras do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, e do coordenador de pós-graduação da UFS, Gladston Rafael Santos.

Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Condomínio de Laboratórios

Seguindo a proposta do evento, a professora Lília Barretto abordou o tema Condomínios de Laboratórios Multiusuários da UFS. “Sou professora do Campus Sertão e atuo aqui no Campus São Cristóvão frente ao Condomínio de Laboratórios Multiusuários da UFS. Para mim é um prazer receber os novos alunos e mostrar que os condomínios trazem uma nova proposta para a universidade, uma nova visão frente à pesquisa científica e tecnológica”, pontuou.

“Nossa ideia aqui é fortalecer os laboratórios de pesquisa da universidade e verificar oportunidades de parcerias com empresas, com atores externos, com indústrias, saber que a gente pode trazer oportunidades de inovação, de investimentos. Isso é também um elo de fortalecimento com os nossos alunos, que futuramente estarão nesse mercado de trabalho”, detalhou a professora.

Lília esclareceu que o Sistema de Condomínios de Laboratórios Multiusuários da UFS consiste em espaços de laboratórios nos quais os projetos têm os seus recursos compartilhados sinergicamente, de modo a aglutinar as diferentes áreas de pesquisa e conhecimento em espaços físicos multiusuários, com caráter interdisciplinar e foco na excelência científica e inovação.

1g6a9601

Pibic

Em seguida, a professora Renata Costa, do Departamento de Letras Vernáculas e coordenadora na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), falou sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Ela mostrou que o Pibic visa a despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes da graduação em todas as áreas de conhecimento.

“O Pibic contribui para a formação científica de recursos humanos para os programas de pós-graduação e o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes, além de possibilitar e estimular pesquisadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação científica”, resumiu Renata.

“A nossa universidade pública tem muito a oferecer. Independente da área que o aluno esteja, do curso que está fazendo, eu acredito que tem que estar preparado para as oportunidades que vão chegar durante o tempo de graduação. O que vai diferenciar você e seu colega do lado que faz o mesmo curso que você, que tem os mesmos professores, é o que você faz além do que você vê na sala de aula. Então, quem está entrando agora na universidade já entra no curso de inglês, por exemplo”, aconselhou a professora.

1g6a9628

Pibiti

Outro ponto importante divulgado para os alunos foi o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibiti), apresentado pelo professor Antônio Martins. O programa foi criado para estimular os discentes a desenvolver e transferir novas tecnologias e inovação, sendo que as bolsas de iniciação tecnológica são destinadas a instituições públicas, comunitárias ou privadas.

Mobilidade estudantil

Por fim, a professora Érica Winand apresentou as informações sobre a Mobilidade Estudantil Internacional, que tem como objetivo possibilitar a realização de intercâmbios acadêmicos e estágios em universidades ou empresas estrangeiras, complementando a formação acadêmico-científica e cultural dos alunos de graduação.

Podem participar dos programas de mobilidade estudantil os alunos que tenham conhecimento em língua estrangeira, estejam regularmente matriculados em cursos de graduação da UFS, tenham integralizado todas as disciplinas do primeiro ano ou dos 1° e 2° semestres do curso na UFS e tenham sido aceitos em universidade ou empresa estrangeira.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 06 de julho de 2022, 13:57