Qui, 23 de setembro de 2021, 18:03

UFS realiza lançamento do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais
Além de apresentar o documento, evento contou com momento de perguntas e respostas
Plano de Retomada da UFS está disponível para a comunidade acadêmica. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“A Universidade Federal de Sergipe trabalhou muito nesse um ano e meio de pandemia e hoje estamos em uma situação de expectativa de controle da doença com o avanço da vacinação. E com o apoio do Grupo de Trabalho, foi pensado como promover um retorno de forma gradual e segura”. Dessa forma, o reitor Valter Santana abriu a live de lançamento do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais da UFS.

O reitor da UFS, Valter Santana, fez o discurso de abertura da live

O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira, 23, na Sala dos Conselhos Superiores no campus de São Cristóvão. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger, explicou o documento de retomada, além de apresentar de forma detalhadas todas as fases do plano de retomada.

Thaís Ettinger é pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS e apresentou o plano

“Chegamos à conclusão do trabalho desse GT, que tem o objetivo de direcionar toda a comunidade acadêmica sobre os próximos passos para enfrentarmos essa situação. Foi um grupo técnico formado com membros da gestão e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS (Sintufs), da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para que pudéssemos criar um plano que fosse aplicável a todos os campi da universidade.”, ressaltou Thaís.

O evento presencial foi reservado aos pró-reitores, diretores de centros e campi, e direção do Codap

Para evitar a aglomeração de pessoas, o evento presencial foi reservado aos pró-reitores, diretores de centros e campi, e direção do Colégio de Aplicação (Codap). Os chefes de departamento puderam acompanhar o lançamento em um bate-papo por meio da plataforma Google Meet e todos os demais membros da comunidade acadêmica tiveram acesso ao evento com a transmissão ao vivo no canal da TV UFS no YouTube.

Transmissão ao vivo foi feita pela TV UFS por meio do YouTube

“Essas apresentações são muito importantes, não só para quem esteve presencial, mas também para que, estava online, e já parabenizo a Progep e a comunicação da UFS. É um momento muito importante porque estamos dizendo que vamos nos preparar agora e, se as condições se mantiverem, retomaremos as atividades com calma porque tudo está sendo passado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no âmbito da UFS”, afirmou o professor Roberto Rodrigues, chefe do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.

No final, houve rodadas de perguntas e respostas, com dúvidas presenciais, da sala do Google Meet e também do chat do YouTube.

Chefes de departamento puderam acompanhar o lançamento em um bate-papo no Google Meet

Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais da UFS

O plano define o retorno das atividades presenciais em cinco etapas distintas, variando de acordo com a situação vacinal dos indivíduos e dispondo de um percentual de ocupação de espaços específico para cada fase. Estão previstas no documento desde a fase 0, de restrição máxima, voltada para um estágio sem imunização, até a fase 4, de normalidade, cenário com retorno integral de todas as atividades administrativas e acadêmicas.

Plano de Retomada da UFS define o retorno das atividades presenciais em cinco etapas distintas

+Clique aqui para conhecer o Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais da UFS

O Plano de Retomada preconiza que a evolução ou retrocesso entre as etapas será autorizado pela reitoria, a partir da assessoria do Comitê de Enfrentamento à covid-19 no âmbito da UFS, e dependerá, dentre outros fatores, da evolução da pandemia no estado de Sergipe.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 23 de setembro de 2021, 18:35