Sex, 26 de fevereiro de 2021, 09:17

UFS fará diagnóstico educacional em Riachão do Dantas
Inicialmente, o trabalho se concentra na área educacional, o que não significa que não possa ser ampliado
fotos: Ascom UFS

Foi assinado na última quinta-feira, 25, um termo de cooperação entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a prefeitura do município sergipano de Riachão do Dantas, distante 99km de Aracaju. O documento indica que a universidade faça um levantamento estatístico da realidade educacional do município em questão, o que deverá contribuir com a gestão local e trazer melhorias diversas.

Whatsapp image 2021 02 26 at 11.33.59

De acordo com a reitora pro tempore da UFS, Liliádia Barreto, a intenção da universidade é contribuir com o desenvolvimento dos municípios sergipanos. “A aproximação da UFS com a Prefeitura de Riachão do Dantas tem por objetivo fazer um levantamento, um diagnóstico da realidade do município, o que favorecerá o trabalho e as propostas de crescimento para aquela região. A universidade está com as portas abertas para ajudar nesse sentido”, afirmou a reitora.

Inicialmente, o trabalho se concentra na parte educacional, o que não significa que não possa ser ampliado para atender a outras áreas, conforme explica o pró-reitor de Extensão da UFS, Uziel Santana. “Esse encontro com a prefeita de Riachão do Dantas mostra como a universidade tem contribuído com os municípios sergipanos. É mais uma parceria fechada, que vai ajudar tanto na gestão pública, por meio dessa coleta de dados e pesquisa que será feita, como poderemos nos aprofundar também em outras áreas, conforme as necessidades apresentadas pelo município”, declarou.

Whatsapp image 2021 02 26 at 11.33.56

Para o pró-reitor de Planejamento da universidade, Kléber Oliveira, a UFS tem uma ação de extensão muito importante junto às prefeituras. “É pensamento comum na gestão que a universidade não deve se dedicar apenas aos que estão aqui dentro, mas também aos que não estão aqui e precisam igualmente dos nossos serviços”, lembrou.

“Uma atividade fundamental da universidade é levar aos municípios sergipanos ações que visem contribuir para a melhoria da gestão pública, e esse termo de cooperação inicia com um plano de trabalho cujo objetivo principal é pesquisar nas escolas, junto aos professores, quais são os principais pontos a serem melhorados: infraestrutura, organização didático-pedagógica, autoavaliação e avaliação dos alunos, gerando um relatório científico”, complementou o professor Kléber.

Whatsapp image 2021 02 26 at 12.33.15

A prefeita Simone Andrade comemorou a assinatura do documento. “Fico muito feliz e honrada com esse termo de cooperação assinado com a Universidade Federal de Sergipe, instituição da qual sou egressa. É a gestão pública com uma nova visão, certamente serão abertas portas na educação, saúde, geração de emprego e renda, são grandes benefícios para a nossa comunidade”, comentou.

Andreza Azevedo

Gabinete da Reitora