Seg, 27 de janeiro de 2020, 11:33

Em parceria com a Fundat, UFS entrega certificados de curso de capacitação profissional
Envolvidos fizeram o curso de Noções básicas de informática
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Na última sexta-feira, 24, a UFS em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Prefeitura de Aracaju, encerrou o curso “Noções básicas de informática”, de 20 horas. O objetivo foi capacitar os profissionais para que possam ter condições de concorrer a vagas de emprego e também atualizar as práticas profissionais para os que já atuam.

Para a professora Sueli Maria, é importante que esses alunos sejam capacitados para o mercado de trabalho.

“A ideia do curso é que de fato as pessoas sejam capacitadas na área de interesse delas e de acordo com a necessidade que o mercado tem dentro dessas áreas”, explica a professora Sueli Maria, chefe do Departamento de Secretariado Executivo.

Em sua fala, Sueli afirma que é uma estratégia trazer esses cursos para dentro da universidade. “É importante que eles conheçam o universo interno [da UFS] e venham viver a universidade”.

Entrega de certificados.

Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre de 2019, o número de desempregados em Sergipe foi de 163 mil. A cada dia, o número de pessoas que buscam vagas de emprego cresce na Fundat e, com isso, surgiu a necessidade de buscar a capacitação.

“Essa ação tem como objetivo abrir um campo de oportunidade para que essas pessoas possam ter conhecimento sobre cursos profissionalizantes e que possam atuar no mercado de trabalho”, diz Ângelo Custódio, assessor da Fundat.

Para facilitar a oferta do curso, a UFS contou com o apoio da Liga Acadêmica de Computação. “Nós temos o objetivo de disseminar o conteúdo de forma simples tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo”, ressalta Verônica Nascimento, graduanda de Ciência da Computação e presidente da liga.

Segundo Laura Rocha, este certificado serve para comprovar seu conhecimento na área básica da informática.

Para Laura Rocha, aluna do curso de capacitação, esta foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimento e obter um certificado para que possa ter um diferencial no mercado. “Eu até sabia mexer em computador, só que chegava nas entrevistas de emprego e não tinha o certificado para provar”, diz.

Oferta de cursos

Os interessados em participar de cursos oferecidos pela Fundat podem realizar as inscrições, que são gratuitas, de segunda a sexta, das 7h às 17h, somente na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro.

Alguns cursos já estão definidos: Libras, Técnicas básicas de redação, Noções de saúde e segurança no trabalho, Manipulação de alimentos, Meu lixo, minha responsabilidade, Educação financeira, Noções de direito administrativo e Aperfeiçoamento profissional.

Para mais informações, entrar em contato através do telefone (79) 3179-1331.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Seg, 27 de janeiro de 2020, 12:08