Sex, 06 de dezembro de 2019, 10:41

Manoel Cerqueira Neto é o novo superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL)
Ele substitui Valter Santana, que assumiu a vice-reitoria
Manoel Cerqueira Neto é o novo superintendente do HUL. (fotos: Marcelo Sandes/HUL)

O professor Manoel Cerqueira Neto é o novo superintendente do Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), da rede Ebserh. O gestor exercia o cargo de gerente de Atenção à Saúde do HUL e substitui o professor Valter Santana na superintendência da instituição hospitalar.

O novo superintendente possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2001), especialização acadêmica e profissional em Fisioterapia e Terapia Intensiva pelo Coffito/Cepeti/Profisio (2005), especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002), especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário de Maringá (2005), mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2012).

“Sinto-me lisonjeado pela indicação e confiança do professor Angelo Antoniolli, reitor da Universidade Federal de Sergipe, e do professor Valter Santana, para dar continuidade a tão belo sonho, que a cada passo torna-se cada vez mais real, que é prestarmos um serviço de excelência e qualidade dentro da Rede de Atenção à Saúde, da qual somos parte no estado de Sergipe”, destacou Manoel Cerqueira Neto.

“Construção essa, para aqueles que buscam e precisam do cuidado para com a sua saúde, como também dentro da nobre missão que temos de formar e capacitar profissionais na área de saúde, para que possam exercer suas funções com capacidade técnica, humanidade e empatia”, disse o novo superintendente.

O professor Valter Santana, por sua vez, é o novo vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O anúncio foi feito pelo reitor Angelo Antoniolli no início desta semana. Valter Santana ingressou na UFS como professor efetivo em 2009 e estava à frente do HUL desde o início da federalização do hospital.

Valter Santana agora está à frente da vice-reitoria da UFS.

“Não estarei mais fisicamente no dia a dia do HUL, mas sempre que acionado estarei aqui”, ressaltou Valter Santana. “E as portas da universidade continuarão abertas”, disse, durante homenagem de que foi alvo no Hospital Universitário de Lagarto por parte dos colaboradores e gestores da unidade hospitalar, oportunidade em que foi apresentado um vídeo narrando avanços e conquistas da sua gestão.

“Não tenho dúvidas da importância da sua presença na UFS e do quanto a universidade vai ganhar com isso, como também de que será um fiel escudeiro para avançarmos com as mudanças e adequações em curso aqui no HUL”, enfatizou na oportunidade o professor Manoel Cerqueira Neto.

Sobre a Ebserh

O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Marcelo Sandes

Unidade de Comunicação Social do HUL