Sex, 12 de julho de 2019, 14:53

Políticas de enfrentamento ao assédio no meio acadêmico são discutidas em reunião na UFS
MPF/SE, OAB/SE e coletivo de mulheres estavam presentes
Reunião para discutir políticas de enfrentamento ao assédio no meio acadêmico aconteceu no auditório da Reitoria, na manhã dessa quinta-feira (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS).

A Universidade Federal de Sergipe, juntamente com o Ministério Público Federal (MPF/SE) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, realizou na manhã dessa quinta-feira, 11, no auditório da Reitoria, uma reunião onde foram apresentadas medidas em andamento para implantação de políticas de enfrentamento ao assédio no meio acadêmico.

A ação foi procedida com o apoio do coletivo Mulheres Livres, que vem encaminhando desde o início de 2018, junto ao MPF/SE e à OAB/SE, um projeto de conscientização sobre o assunto. Já foram realizadas quatro audiências públicas com o intuito de discutir o tema, uma delas no campus de São Cristóvão da UFS.

Procuradora do MPF/SE, Martha Figueiredo, participou da reunião e da audiência pública do dia 27 de maio.

Martha Figueiredo, procuradora Regional dos Direitos do Cidadão do MPF/SE, apresentou, na reunião, as propostas para que seja criado um programa de enfrentamento a esse tipo de violência.

Também foi explicado como e por que essa parceria surgiu. “Inicialmente, nós do MPF/SE, fomos procurados pelo coletivo Mulheres Livres, que tem advogadas em sua formação, e fazem um trabalho de apoio a casos de assédio no meio acadêmico. Esse coletivo percebeu dificuldades em sua atuação e no contato com as instituições de ensino. A partir disso, passamos a atuar em conjunto”, disse a procuradora.

Para a vice-reitora Iara Campelo, esse momento é de “extrema importância” para debater o tema.

A vice-reitora Iara Campelo explicou a relevância da reunião. “Já fizemos uma audiência e isso configura esse momento de extrema importância. Junto ao Ministério Público, a gestão está abarcando toda a questão, tomando outra posição. E eu acho que, com isso, os próprios assediadores começam a ver que a universidade está tomando providências”.

Nessa perspectiva, ainda segundo a vice-reitora: "A temática ficará incorporada institucionalmente no Plano Integrado, construído de forma interdisciplinar na e pela dialogicidade. Como dizia Paulo Freire, 'o caminhar se faz caminhando' e nossa caminhada na UFS cuidará da prevenção e enfrentamento da violência de gênero no meio acadêmico, em especial o assédio sexual, no entrelaçamento de 3 movimentos: formação, apoio e acolhimento e orientação e divulgação".

Atualizado em: Sex, 12 de julho de 2019, 15:01