Qui, 14 de junho de 2018, 13:37

“Planejamento financeiro e elevação de patrimônio” é tema de palestra
Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14, na Sala dos Conselhos

A estabilidade financeira ainda é o maior fator motivacional para o ingresso no serviço público. No entanto, para muitos estudiosos da área econômica, também é o principal motivo para a despreocupação com o planejamento financeiro.

Pensando em debater alguns mecanismos para a reversão dessa cultura, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal de Sergipe realizou na manhã desta quinta-feira, 14, mais uma edição do Programa #ServidorCidadão com o tema “Planejamento financeiro: estratégias para a elevação do patrimônio”, ministrada pelo administrador Júnior Cézar Neto.


Planejamento financeiro é tema de mais um #ServidorCidadão (Fotos: Schirlene Reis)
Planejamento financeiro é tema de mais um #ServidorCidadão (Fotos: Schirlene Reis)

“A certeza de que os vencimentos estarão na conta no começo do mês faz com que muitos servidores não se preocupem com investimentos, mesmo os mais simples, o que é um desperdício de tempo e de dinheiro”, explica o especialista.

De acordo com Cézar Neto, muitas pessoas até entendem a necessidade básica de economizar, mas não sabem o que fazer com suas economias, onde aplicá-las e de que forma conseguir uma melhor rentabilidade sobre elas.


“A certeza de que os vencimentos estarão na conta no começo do mês faz com que muitos servidores não se preocupem com investimentos", explica Cézar Neto
“A certeza de que os vencimentos estarão na conta no começo do mês faz com que muitos servidores não se preocupem com investimentos", explica Cézar Neto

“A educação financeira ainda é bem precária no Brasil. As pessoas se apegaram à poupança pela facilidade e pelo conceito de segurança que ela obteve por muitos anos, mas é um investimento muito primário, que não traz qualquer retorno significativo. Investimentos seguros e altamente substituíveis à poupança são as ações e os títulos públicos, a exemplo do Tesouro Direto”, salienta.

Durante o evento, os servidores da UFS puderam conhecer diversos investimentos de curto, médio e longo prazos, tirando suas principais dúvidas sobre o assunto.

“Foi um evento para desmistificar a questão do dinheiro e da aplicação dele. As pessoas não precisam ter medo, precisam parar um pouquinho e estudar. Com essa determinação, sem dúvidas, todas as economias viram investimento e, obviamente, é possível fazer uma elevação de patrimônio”, diz o administrador.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Sex, 15 de junho de 2018, 10:18
Notícias UFS